É um livro que registra os acontecimentos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências durante o mandato da autora como presidente no período de 2005/2007. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo após 45 anos de existência da Academia.
📖📖
Fundação da AVLAC
A fundação da Academia foi idealizada por um frupo de pessoas dando cocrpo à proposta lançada por Wilson José Barroso e Mauro Rezende Frota. Ponto de encontro como o Clube de Varginha, mantinha a regularidade dessas reuniões.
Então, sucessivos encontros assumiram a forma de sessões preparatórias e, finalmente, a sua fundação ocorreu em 21 de fevereiro de 1960. Em 23 de julho do mesmo ano, também no Clube de Varginha, realizou-se a sessão solene de instalação da Academia, presidida por Djalma Andrade, na época Presidente da Academia Mineira de Letras, quando ela teve a sua diretoria e seus estatutos definidos.
O primeiro presidente eleito foi o Sr. Manoel Rodrigues de Souza, reeleito por vários mandatos de dois anos. Nesta reunião estavam presentes renomadas expressões da cltura Varginhense entre literatos, escritores, poetas, pintores, cientistas e jornalistas.
Varginha sempre apresentou uma vida literária marcada pelas reuniões de escritores e pessoas voltadas para a literatura e, a criação de uma Academia se fazia necessária para valaorizar os verdadeiros expoentes dos setores das letras, artes e ciências.
Mas, por vários motivos, houve um tempo que ela ficou inativa pelo período de treze anos. Em setembro de 1993, com o incentivo e o apoio da Fundação Cultural de Varginha, foi reativada a Academia tendo sido eleito como Presidente Provisório, o Jornalista José Galvão Conde.
Foi realizado um um levantamento da Academia nos treze anos em que ficou desativada e, a partir de então, transcorridos todos esses anos enfrentado os desafios naturais de um traballho intelectual no Brasil, a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências usando o alicerce construído pelos antecessores, hoje se mostra mais autêntica e preparada para realizar trabalhos em prol do engrandecimento cultural, artístico e cientifico de Varginha e região. Sempre procurando elevar o nível cultural do varginhense, ela marca profundamente o cenário cultural da cidade.
A AVLAC é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que tem como objetivo a produção, preservação e divulgação de trabalhos literários, artísticos e científicos. É uma pessoa jurídica de direito privado, com registro no Cartório de Títulos e Documentos de Varginha (livro 1, folha 34, nº 075, de 06 de março de 1961) e no Conselho Nacional de Serviço Social sob nº 52594/67 de 10 de janeiro de 1968.
O novo estatuto da AVLAC foi reeleito e aprovado por unanimidade, em 24 de abril de 2002. Entrou em vigor a partir da data de sua publicação em ficou revogado em 02 de maio do mesmo ano, em orgão oficial do município. Com isso ficou revogado o estatuto anterior de outubro de 1969. Em 30 de março de 2007, foi aprovado na sua íntegra, o seu Regimento Interno...
... Em 22 de maio de 2005, por aclamação unânime, ela (Sueli AparecidaTeixeira) foi eleita Presidente da AVLAC, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo após 45 anos de existência da Academia. Sua posse aconteceu na Câmara dos Vereadores, em 15 de abril de 2005...
📖📖
Nenhum comentário:
Postar um comentário